Foi entre coisas boas e más que o ano de 2014 aconteceu. Muitas tragédias abalaram Portugal e o mundo. Por esse e outros motivos queremos que ele acabe, sem contar que 2015 reserva muitas coisas boas.
E eu
"E eu escolho sempre seguir os meus sonhos. Mesmo que sejam infindos e do tamanho do mundo. Sonhos que ninguém entenda.
Não sou pobre a sonhar: quando sonho, sonho tudo.
Não quero muitas vezes: mas quando quero, quero muito.
Não sou fácil de gostar: mas quanto gosto, gosto muito.
Não sou de arriscar: Mas quando arrisco, dou tudo.
Sem medos e sem barreiras. Quando quero.
Ou então não dou nada."
Rita Leston
TRONCO DE CHOCOLATE LIGHT
O Sidul Light é a mistura de açúcar branco, maltodextrina e sucralose. A sucralose é um adoçante feito a partir do açúcar e com um maior poder edulcorante, que adoça 600 vezes mais que o açúcar e não tem calorias
Decoração
INGREDIENTES
- Manteiga light 200 g
- Sidul para Bolos Light 165 g
- Ovos 4
- Canela 1 colher de sobremesa
- Farinha com fermento 225 g
- Vinho do Porto 1 cálice
- Aroma de baunilhaq.b.
- Cacau em pó 40 g
- Chocolate negro (barra) 150 g
Decoração
- Açúcar em Pó Sidulq.b.
- Chocolate em barra derretido q.b.
- Pepitas de chocolate branco q.b.
PREPARAÇÃO
Bata a manteiga com o Sidul Light, adicione as gemas, a canela e a baunilha.
Misture no preparado a farinha com o cacau previamente peneirados em conjunto.
Por fim, envolva o chocolate derretido e as claras em castelo.
Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga.
Leve a cozer a 180ºC.
Coloque pepitas de chocolate branco sobre a torta e enrole em quente.
Deixe arrefecer.
Corte as laterais da torta para dar forma ao tronco. Cubra a torta com chocolate derretido e decore a gosto.
às vezes é tremendo
"Isto às vezes é tremendo porque a gente quer exprimir sentimentos em relação a pessoas e as palavras são gastas e poucas. E depois aquilo que a gente sente é tão mais forte que as palavras..."
António Lobo Antunes
Robôs para apagar fogos
Há algo estranho no modo fluido, quase orgânico, como se deslocam os androides SAFFiR (Shipboard Autonomous Firefighting Robot). Os humanoides, desenhados para localizar incêndios a bordo de uma embarcação e extingui-los nos seus momentos iniciais, demonstraram já este ano, no Laboratório de Investigação de Sistemas Autónomos, em Washington, que podem deslocar-se por um navio e manter o equilíbrio, mesmo quando a embarcação balança.
Equipados com sensores e cibermúsculos biomiméticos que emulam a anatomia humana, os autómatos conseguiram detetar a presença de uma chama, ativar uma torneira de água e usar uma mangueira para apagá-la. Quando estiverem plenamente desenvolvidos, os SAFFiR patrulharão por sua conta, mas também trabalharão em conjunto com os serviços de emergência. Para isso, serão capazes de entender os gestos e as ordens verbais do líder da equipa, isto é, funcionarão de forma autónoma, sem necessidade de serem comandados por controlo remoto.
O consórcio que lançou o projeto, integrado por investigadores da Universidade da Pensilvânia, do Instituto Tecnológico da Virgínia, do Laboratório de Mecânica e Robótica (RoMeLa) e do Laboratório de Investigação Naval, pretende testá-los no final do ano no antigo navio de assalto USS Shadwell, hoje convertido em plataforma de testes.
SUPER 194 - Junho 2014
Leia a SUPER numa das nossas versões digitais:
Como vencer o cancro
E se fosse possível reprogramar as células malignas para voltarem a ser normais? Uma descoberta sensacional promete torná-lo realidade.
Decerto não lhe diz nada, mas a seguinte sequência de letras e sinais constitui a perfeita reprodução de uma nova filantropia: C l C 1 = C C = C ( C 2 = N [ C @ @ H ](CC(COC(C)(C)C)=O)C3=NN=C(C) N3C4=C2C(C)=C(C)S4)C=C1. É assim que se transcreve a identidade química de uma molécula contra o chamado “carcinoma de linha média com reordenamento do gene NUT”, um tipo raro e agressivo de cancro que costuma causar a morte dos doentes menos de um ano depois do diagnóstico. Codificada para fabricar cópias em 2D ou 3D, constitui o tipo de informação ciosamente guardado pelas companhias farmacêuticas, pois o seu valor potencial ascende a milhões de dólares. Todavia, o médico e químico Jay Bradner, criador do composto, está a oferecê-lo ao mundo.
“A nossa missão é acelerar a disponibilidade de medicamentos específicos para os doentes de cancro”, declarou Bradner, que trabalha no Instituto Dana-Farber do Cancro, em Boston. Até agora, já partilhou a descoberta com 250 centros de investigação de dezenas de países. Embora a sua generosidade tenha aumentado a pressão competitiva no seu próprio laboratório, a recompensa é que existem, agora, muito mais pessoas interessadas no referido carcinoma: foram-lhe dedicados pelo menos dez artigos, publicados recentemente nas revistas científicas mais importantes.
Leia o resto numa das nossas versões digitais, disponíveis emhttp://itunes.apple.com/pt/app/super-interessante/id501986130 ehttp://pt.zinio.com/browse/publications/index.jsp?productId=500666894
SUPER 185 - Setembro 2013
«Top model» galáctica
A galáxia espiral M51, conhecida como Redemoinho, encontra-se a 30 milhões de anos-luz. A sua imagem é um dos espetáculos mais belos que se podem encontrar no céu, graças à orientação do seu plano relativamente a nós. Se a observarmos na banda dos raios X, como fez a sonda Chandra, da NASA, descobriremos objetos ocultos dos olhos dos telescópios óticos. Na imagem, aqueles surgem em cor púrpura. A maioria destas fontes de radiação é constituída por sistemas binários nos quais um dos seus membros é uma estrela compacta, normalmente uma estrela de neutrões ou, por vezes, um buraco negro. Das 500 fontes de raios X que a Chandra descobriu nesta zona do espaço (quase 400 na M51), pelo menos dez conteriam um buraco negro. Em oito destes sistemas, o buraco negro está a roubar material à estrela companheira. A própria M51 está a “engolir” uma pequena galáxia lenticular. Esse canibalismo provoca ondas de formação de estrelas em todo o seu disco galáctico, precisamente onde se descobriram estas fontes de raios X.
SUPER 196 - Agosto 2014
Leia a SUPER numa das nossas versões digitais:
Porque é que o gelo estala ao derreter?
Quando deitamos uns cubos de gelo numa bebida à temperatura ambiente, ouvimos estalidos, o que se deve ao efeito combinado de dois fenómenos físicos.
Por um lado, a água gelada contrai-se (em vez de se dilatar, como a maior parte dos sólidos) ao liquefazer-se. Por outro lado, temos as microbolhas de ar que ficaram presas no gelo durante o processo de solidificação da água. Esse ar, sim, comporta-se de modo normal: ao aquecer, o seu volume aumenta.
Assim, os cubos de gelo que acabam de entrar em contacto com a bebida são afetados por duas forças que puxam em direções opostas. A rede cristalina do gelo tende a encolher, enquanto o ar contido nas microbolhas se expande.
O resultado dessa luta de tensões é um sonoro estalido, amplificado pelas imperfeições, em forma de fissuras, que se produziram no gelo de modo natural quando a água congelou.
Qual é a melhor forma de nos secarmos depois de uma chuvada?
Correr ou sacudir o corpo. Quando nos molhamos, ficamos coberto de uma película de água que está em equilíbrio dinâmico com o vapor do ambiente. Isto é, há partículas em estado gasoso que passam constantemente para o estado líquido e vice-versa.
Quando nos movimentamos, varremos a camada de vapor que nos rodeia e, para restabelecer o equilíbrio, algumas moléculas líquidas escapam do nosso corpo para a atmosfera. Se continuarmos a mexer-nos ou sacudir-nos, a água continuará a evaporar-se.
É por isso que levamos mais tempo a secar quando o ambiente está húmido: há tanto vapor de água na atmosfera que impede este processo.
Dicas: Como criar o local de estudo ideal
É muito importante que te sintas confortável no teu quarto, mas também que o tornes funcional. Segue as nossas dicas!
Ler mais: http://visao.sapo.pt/dicas-como-criar-o-local-de-estudo-ideal=f649610#ixzz3J3QqbcoK
Cria áreas distintas - a zona de dormir, a zona de estudo e a de lazer;
Se o teu quarto for pequeno, poderás criar a zona de lazer com um cantinho de almofadas no chão... ou transformando durante o dia a cama em sofá, encostando-a a uma parede e colocando almofadas a fazer de encosto;
É muito útil um painel de parede (magnético ou em cortiça) onde podes colocar, por exemplo, o calendário dos testes, o horário semanal, os trabalhos a fazer e, claro... os períodos de férias;
Deves ter uma mesa ou escrivaninha com pelo menos um metro de comprimento, para teres espaço suficiente para livros e cadernos. A altura da secretária deve andar entre os 70 e 80 cm, consoante a tua altura e a altura da cadeira em que te sentas. Para não te doerem as costas, podes colocar uma almofada na região lombar;
É muito importante um candeeiro de secretária (ou de pé alto) colocado do lado oposto ao que escreves;
Deves ter por perto uma estante ou prateleira onde possas colocar todo o material e livros escolares para que não tenhas de te levantar constantemente enquanto estudas;
Se quiseres pintar uma das paredes do teu quarto de cor diferente, opta pela parede da cabeceira da cama. Assim, quando estiveres deitado, irás ver todas as paredes de uma só cor, o que te dará uma sensação de maior tranquilidade;
Deves ter uma luz suave junto à cabeceira da cama;
A luz tem um papel fundamental para o teu quarto ser confortável. Coloca uma lâmpada no teto de tom amarelado. São precisos diferentes tipos de iluminação, específicos para cada actividade;
Cria uma área de lazer onde colocas, por exemplo, os livros os jogos e a música. E um candeeiro que te permita ler ou jogar sem qualquer esforço!;
Se o teu quarto tiver pouca luz solar deve ser pintado em tons de amarelo e branco, enquanto quartos soalheiros devem ser pintados com cores frias, como o azul e o verde, porque dão a sensação de frescura;
Mesmo em dias frios, deixa a janela aberta para renovar o ar e permitir que o sol entre!
Ler mais: http://visao.sapo.pt/dicas-como-criar-o-local-de-estudo-ideal=f649610#ixzz3J3QqbcoK
Tubarão-baleia fotografado nos Açores
Martin Wilke, mergulhador alemão, tinha acabado de saltar para água, quando de repente se deparou com milhares de atuns a nadaram rapidamente à sua volta. Passado poucos segundos, viu um tubarão-baleia vir na sua direcção, em movimentos lentos, parando depois a observá-lo, a menos de dois metros. Dando a parecer que queria descansar, Martin decidiu agarrar-se à barbatana do mamífero e deslizar.
Wilke, em declarações à BBC Brasil, explicou que "no início, toda aquela ação e velocidade pareciam caóticas, mas assim que eu mergulhei para aproximar-me do tubarão-baleia, o caos deu lugar ao silêncio e à harmonia".
O fotógrafo português Nuno Sá, especialista em vida marinha, capturou este momento inédito, mas já encarou este gigante do oceano outras vezes.
Rhincodon Typus (nome científico) é o maior peixe que se conhece e a maior espécie, entre todos os tipos de tubarões. Chega a atingir os 20 metros de comprimento e pode pesar mais de 12.000 kg.
Pode ser avistado nas águas tropicais ou subtropicais no mundo inteiro. Em alguns países, como na Austrália, os tubarões-baleia estão protegidos por lei, mas noutros são caçados, principalmente em Taiwan e nas Filipinas. Mais de 100 tubarões são mortos anualmente só em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao seu futuro, pois cresce lentamente e demora a atingir a maturidade.
Alimentam-se principalmente de plâncton, embora também comam regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas.
Google lança ferramenta de combate à pesca ilegal que segue barcos em tempo real
Sydney, 14 nov (Lusa) - O gigante tecnológico Google anunciou hoje que vai monitorizar milhares de barcos de pesca em tempo real, prometendo dar um contributo importante contra a pesca ilegal, que rouba à economia cerca de 20 mil milhões de euros por ano.
A ferramente interativa permite acompanhar a deslocação dos barcos de pesca, e foi desenvolvida em conjunto com os ativistas ambientais da SkyTruth e da Oceana, e foi apresentada no World Parks Congress, em Sydney, na Austrália.
"A combinação de computorização na 'cloud' e dados massivos está a permitir a criação de novas ferramentas para visualizar, perceber e potencialmente melhorar" o combate à pesca ilegal, disse o responsável do departamento da Google 'Earth Outreach and Oceans'.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/google-lanca-ferramenta-de-combate-a-pesca-ilegal-que-segue-barcos-em-tempo-real=f801522#ixzz3J3OUG8E4
Crianças ultracongeladas
O Facebook tem 1,32 mil milhões de utilizadores, e muitos deles querem fazer like em frases inspiradoras ilustradas por fotos do pôr-do-sol, projecto que não conseguirão levar a cabo se as funcionárias da empresa desatarem a ter uma vida normal
Empresas como o Facebook estão a oferecer-se para pagar a congelação de óvulos às funcionárias, para que elas possam dedicar-se à carreira, adiando a maternidade. O Facebook tem 1,32 mil milhões de utilizadores, e muitos deles querem fazer like em frases inspiradoras ilustradas por fotos do pôr-do-sol, projecto que não conseguirão levar a cabo se as funcionárias da empresa desatarem a ter uma vida normal. Assim, quando elas quiserem ter filhos, já depois de terem desenvolvido algoritmos suficientes - ou lá o que se faz no Facebook - terão o óvulo fresquinho à sua espera. No entanto, uma vez que, do ponto de vista das empresas, nenhuma altura é oportuna para ter filhos, talvez o melhor seja guardar os óvulos no congelador até à reforma. Aos 65 anos, a funcionária poderá, então, incubar o filho sem prejuízo para o seu empregador, e com óbvias vantagens para si: tem tempo para dedicar à criança, sabedoria acumulada para lhe transmitir, e talvez não viva o suficiente para a ver chegar à adolescência, que é uma idade tão parva.
Há outra hipótese. Gostaria de sugeri-la. As funcionárias engravidam quando lhes apetecer (peço a vossa tolerância para uma ideia tão lunática). Mas, para que a empresa não fique prejudicada pela sua ausência, entregam o óvulo fecundado a uma barriga de aluguer. Esta ideia não é original. O Facebook também se oferece para financiar barrigas de aluguer. Onde eu inovo é neste ponto: proponho que essa barriga seja a do próprio Mark Zuckerberg. Desse modo, a funcionária não abdica da carreira e ainda pode acompanhar o crescimento do seu bebé todos os dias. Basta-lhe bater à porta do gabinete do presidente da empresa. Em 2009, uma americana deu à luz oito gémeos. Creio que Zuckerberg também tem condições para fazer germinar oito crianças no seu bandulho, e assim produzir até 32 crianças a cada 3 anos. Assim, mostraria que a sua empresa está realmente empenhada em impedir que a maternidade prejudique a carreira das suas funcionárias. Seria também uma mudança refrescante no mundo do trabalho: há, por essas empresas, tantos patrões que engravidam as funcionárias, que acaba por ser apenas justo que, ao menos uma vez, haja funcionárias que engravidam o patrão.
Crónica publicada na VISÃO 1131, de 6 de novembro - Ricardo Araújo Pereira
|
As vidas que nos habitam
De nossos medos
nascem nossas coragens
e em nossas dúvidas
vivem nossas certezas.
Os sonhos anunciam
outra realidade possívele os delírios, outra razão.Nos extraviosnos aguardam descobertas,por isso é preciso perder-separa voltar a encontrar-seEduardo Galeano
© Eric Rose (2011)
Veja como deixar o seu lar pronto para aproveitar o inverno
Quando o inverno se aproxima, é normal que a sua casa comece a parecer mais escura e fria. Isso acontece pois os dias começam a ficar mais curtos, o sol se esconde em nuvens e as noites ficam mais frias. Muitas vezes, por causa disso, uma tristeza e melancolia ameaçam bater a porta da sua casa. Pois saiba que você pode enfrentar a tristeza de inverno com dicas de decoração para o seu lar que vão fazer com que a sua sala fique confortável e perfeita para curtir um friozinho. Basicamente, o fundamental é utilizar móveis e acessórios para trazer para dentro de casa tudo aquilo que sentimos falta nessa época do ano: natureza, calor e luz.
Por isso, prepare o chá e o seu cobertor e veja como deixar sua casa aconchegante para você aproveitar o inverno.
Use acessórios com cores vibrantes
Acessórios com cores vibrantes, como amarelo e vermelho, trazem ao ambiente e à sua casa um pouco de calor, deixando os cômodos mais agradáveis e vivos
Decore sofás e cadeiras com mantas
O inverno é a época do ano para relaxar debaixo de um cobertor. Porém, você não precisa estar em uma cama para fazer isso! Para isso, use mantas para decorar suas cadeiras e sofá. Assim, além de você trazer mais calor para a decoração da sua casa, quando estiver sentado nesse móveis você pode utilizar as mantas para ficar sempre aquecida.
Almofadas garantem o conforto
Vamos confessar: dificilmente, durante os dias frios, saímos de casa, certo? Por isso, o mais confortável que a sua casa for, melhor será o seu inverno! Para garantir um conforto e um clima de relaxamento, a dica é espalhar almofadas pela sua casa!
Dê um pouco de carinho aos seus pés e espalhe tapetes pela casa
Se você tem piso frio, como a porcelana e madeira, andar pela casa descalça no inverno vira um pesadelo! Para evitar isso, você pode usar tapetes que, além de trazerem uma elegância e dramaticidade para a sua casa, vão garantir o conforto dos seus pés.
Use velas para iluminar e esquentar o ambiente
Velas são assessórios fundamentais no inverno pois são peças que sugerem luz e calor – elementos sempre muito bem vindos durante essa época do ano! Você pode aproveitar para utilizar velas perfumadas que vão deixar o ambiente ainda mais agradável.
Móveis rústicos
Móveis rústicos, feitos de madeira e com look inacabado ou feitos com a textura do rattan, são bons para para trazer um pouco da ideia do verde e natureza para dentro de casa neste inverno. Já que lá fora está muito frio para curtir a natureza, leva isso para dentro!
Abajures garantem elegância e brilho na casa
Abajur é uma boa opção para trazer uma quantidade extra de luz para qualquer cômodo da casa. Além disso, existem diversas opções com estilos diferentes que podem incrementar a decoração de qualquer ambiente, garantindo assim um pouco de elegância sempre bem vinda para o inverno. Aproveite para colocar um abajur perto do sofá para os dias em que você estiver com vontade de ler um livro debaixo do cobertor tomando um bom chá bem quentinho!
Escolha a roupa de cama ideal para você
Descubra os tecidos e deixe o quarto ainda mais bonito
Dentre todos os cômodos da casa, o quarto é o mais aconchegante e intimista – e merece um cuidado especial. Além dos móveis e pintura, a roupa de cama também é um item primordial para deixar o ambiente com a sua cara.
Com tantas opções no mercado, você pode ficar na dúvida que tipo levar para casa. Por isso, resolvemos facilitar a sua vida e com o auxílio da consultora de organização residencial e empresarial Ana Afonso trouxemos uma série de tipos de roupa de cama para você escolher qual é a melhor opção para a sua rotina. Confira!
A quantidade de fios
Este é o item que vai determinar a durabilidade dos lençóis. Você vai encontrar essa informação na etiqueta do produto, e quanto maior o número de fios, mais conforto e melhor será a textura acetinada do produto. Se você busca durabilidade e conforto, escolha o número de fios entre 175 e 250 (ou mais!).
O material desses fios também determina a qualidade do produto. Lençóis feitos com algodão egípcio e Pima Cotton são as de maior durabilidade, além de trazerem um conforto sem igual.
Tamanho
Antes de levar a roupa de cama para casa, preste muita atenção ao tamanho. Não dá para comprar um lençol que fica saindo do colchão ou criando dobras, não é? Os tamanhos disponíveis no mercado são:
- King Size: 2 x 2 metros.
- Queen Size: 1,6 x 2 metros.
- Cama de casal: 1,4 x 1,9 metros.
- Cama de solteiro: 0,9 x 1,9 metros.
- Cama de viúva: 1,28 x 1,88 metros.
Como lavar a sua roupa de cama
Para que os lençóis fiquem perfumados e livres de manchas, é importante tomar alguns cuidados. Ao lavá-los, evite misturar com toalhas de banho ou outras peças que soltem fiapos, “para não causar bolinhas nos lençóis”. O ideal é que a troca da roupa de cama seja feita semanalmente.
Sempre que você comprar uma nova roupa de cama, é essencial lavá-la antes da primeira utilização. A lavagem convencional é a mais recomendada, sempre respeitando a indicação na etiqueta. É importante respeitar a lavagem ideal para cada tipo de tecido.
Algodão: Lave separadamente e com água fria, para evitar o encolhimento do tecido. Para evitar que o lençol manche, utilize sempre um alvejante sem cloro. Assim, a cor permanece intacta e o branco não corre o risco de ficar amarelado.
Fibras sintéticas: Com este tipo o cuidado na secagem se faz necessário. Não exponha este tecido a altas temperaturas e nem deixe secar diretamente ao sol. Assim, você evita que as fibras endureçam.
Lã: A lavagem a seco é a mais recomendada. Caso haja manchas, utilize um alvejante sem cloro na pré-lavagem. É importante não deixar muito tempo de molho e tomar cuidado ao deixar secar – isso evita que o tecido deforme.
Na hora de secar, a organizadora recomenda cuidado para estender os lençóis. “Pendurar os lençóis dobrados no varal facilita na hora de passar. Evite a secagem direta ao sol por período muito longo para evitar o desbotamento da cor e o endurecimento das fibras”, explica Ana Afonso.
Para guardar, ela conta que deixar o jogo num único lugar facilita na organização. “O ideal é formar jogos completos, com lençóis dobrados em um pacote: debaixo, vira e fronhas e manter na prateleira separados por cor e padronagem”.
Seguindo esses conselhos práticos, suas roupas de cama estarão sempre macias e prontas para uso.
Elimine o cheiro do seu pet dos tapetes
Quando ele chega em casa, pequenino e todo engraçadinho, é impossível resistir aos seus encantos. Afinal, ter um pet em casa traz muitas alegrias para toda família – não fosse o problema do cheiro que eles podem deixar na casa, e principalmente, nos tapetes. Mas não precisa se desesperar: com algumas medidas simples e práticas você vai deixar a sua casa cheirosa e livre de bactérias. Anote as dicas!
Entenda o problema
Para eliminar o problema por completo, é preciso entender o porquê do cheiro do seu mascote. Quando o animal possui algum problema de pele, as bactérias podem proliferar e aumentar o mau cheiro – que acaba por fixar nos locais onde ele fica. A baixa frequência de banhos também contribui com o odor, então leve seu peludo para o banho e tosa regularmente.
Além do cheiro proveniente dos pelos e pele, o filhote geralmente acaba fazendo xixi onde não deve. Se o local não for devidamente limpo, o cheiro pode ficar insuportável. É importante ensiná-lo desde cedo o local onde ele pode fazer suas necessidades: quanto antes você adestra-lo menores serão os incidentes pela casa.
Livre-se da sujeira!
Animais que ficam dentro de casa deixam sua marca por onde passam. Para iniciar a limpeza, garanta a remoção dos pelos que ficam grudados nos carpetes e tapetes, passando o aspirador de pó ou vassoura.
No caso do xixi fora do local, comece a limpeza retirando todo o excesso da urina. Utilize papel toalha ou jornal para ajudar na absorção. Se você achar necessário, repita a operação para garantir o maior volume de umidade a ser retirado do tapete.
Tapetes limpos e sem manchas
Além do cheiro, a urina também pode manchar os tapetes da casa – o que não é agradável. Para solucionar o problema, basta aplicar o limpa carpetes e tapetes, produto que limpa, amacia, perfuma e elimina a indesejável mancha.
Para utilizar com eficácia, lembre-se dos primeiros passos: tire todo o excesso da urina, passe o aspirador de pó, para eliminar demais resíduos, e depois aplique o produto. Misture três tampas cheias do produto em meio litro de água e aplique com o auxílio de uma escova com cerdas macias (para não estragar os fios do tapete). Deixe secar por 2 horas e finalize passando o aspirador de pó novamente.
Com essas dicas simples você terá uma casa limpa, livre de bactérias e muito mais tempo para curtir e mimar este especial integrante da família.
Agenda da Noiva
O que fazer 1 ano antes
Getty Images
• Defina o tipo de cerimônia e recepção que você gostaria de dar -- ela será de dia ou à noite? Na cidade, no campo ou na praia? Com ou sem festa? Para muitos ou poucos convidados? Você sonha em se casar no frio ou no calor?
• Escolha a data do casamento. A época do ano deve ser considerada. "Setembro, outubro, abril e maio são os meses mais concorridos, o que significa que é mais caro se casar neste período”, ensina a consultora Márcia Possik. Atenção também ao clima: se optar por um casamento ao ar livre, por exemplo, evite os meses com grande probabilidade de chuvas, como janeiro e dezembro.
• Calcule seu orçamento, levando em conta a renda de vocês e a possível ajuda de terceiros, como seus pais. Estabeleçam uma meta de poupança mensal para chegar ao valor desejado.
• Já sabe onde vai morar? Se ainda não, é hora de definir se o casal vai alugar ou comprar um imóvel. Já tem casa? Se quiser pensar em mudar a cor ou fazer aquela reforma, esta é a hora.
• Se for contratar uma assessoria de casamento, este é o momento.
O que fazer 10 meses antes
Getty Images
• Escolha a igreja e o local da festa e reserve sua data. Pode parecer muita antecedência, mas os lugares mais concorridos têm agendas cheias.
• Comece a pesquisar fornecedores (fotógrafos, músicos, floristas, empresas de aluguel de carro, cabeleireiros) e a comparar orçamentos.
• Vá a degustações e defina o buffet. Leve em conta o preço, mas também a qualidade do produto que será servido.
• Comece a fazer o enxoval. Vá comprando aos poucos os itens de que você irá precisar.
O que fazer 8 meses antes
Anna Quast
• Faça a primeira versão da lista dos convidados. “O número de convidados influencia diretamente no orçamento de alguns serviços, como o do buffet, que cobra por pessoa”, aconselha a consultora de casamentos Kalinka Cope.
• Comece a pesquisar roteiros para a lua de mel. Leve em conta a época do ano, o orçamento e seus destinos favoritos.
• Contrate os principais serviços do casamento:fotografia e filmagem, decoração para igreja e buffet, músicos para a cerimônia e festa. Preste atenção aos contratos e cheque referências dos fornecedores.
• É hora de convidar padrinhos e madrinhas, damas e pajens. Eles precisarão de tempo para se preparar. Dica da assessora de casamentos Adriana Perez: chame crianças com mais de quatro anos de idade. As muito novinhas podem se assustar no grande dia, e não entrar no cortejo ou fazer bagunça no altar.
• Comece a pesquisar vestidos de noiva. Experimente diversos modelos, vá a várias lojas e pesquise bastante.
O que fazer 6 meses antes
Getty Images
• Escolha seu vestido de noiva e comece a fazer os ajustes necessários na costureira.
• Feche a viagem de lua de mel. Se for internacional, cheque passaportes, vistos e vacinas.
• Comece a prestar mais atenção nos cuidados com você mesma: o que come, horas diárias de sono e de exercício – tudo para estar linda no dia da cerimônia. Se pretende fazer algum tratamento específico, defina agora. Lembre-se: praticar regularmente um exercício físico de sua preferência ajuda não só a manter o visual, mas também a combater o estresse.
• Pesquise modelos de convites e caligrafias e encomende os seus. Não se esqueça de encomendar 20% a mais, no caso de convidados de última hora. Se tiver convidados de outros países, envie uma pequena participação já antecipando a data, para que eles possam se organizar para uma longa viagem.
• Encomende o seu buquê e o das damas de honra.
• Defina as amigas que oferecerão o chá-bar ou chá de cozinha, e faça com elas a lista de presentes e de convidadas.
• Defina o cardápio e as bebidas da festa. Leve em conta o preço, mas também a qualidade do produto que será servido. “Se o orçamento estiver apertado, não tenha receio de optar por uma recepção sem grande gastronomia. O que vale é a confraternização entre amigos e familiares”, diz a consultora de casamentos Vera Simão. “Até a opção de bolo com champanhe pode se tornar inesquecível”.
• Encomende o bolo e os docinhos, se não estiverem inclusos no pacote do buffet.
O que fazer 4 meses antes
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
• Finalize a lista de convidados. Faça uma planilha com nome, endereço e telefone de todos os convidados, para facilitar a confirmação de presença.
• Comece a entregar os convites do casamento, começando pelos convidados que moram em outras cidades.
• Nessa época, você deve fazer a primeira prova do vestido. Curta todas elas e não se acanhe se não gostar de alguma coisa. A hora de pedir qualquer mudança é agora.
• Se ainda não compraram as alianças, esta é a hora.
• Defina as roupas do noivo, dos pajens e das damas de honra. Converse também com as madrinhas e os padrinhos sobre suas preferências em relação aos trajes. Cuidado para não impor muitas regras e criar um clima desagradável. Dica: crianças crescem em pouco espaço de tempo, portanto, cuidado com as medidas.
O que fazer 3 meses antes
Getty Images
• Defina suas listas de presentes de casamento em, no mínimo, duas lojas. Inclua presentes defaixas de preços variados, para que convidados de diferentes condições possam presentear.
• Calcule as quantidades e encomende lembrancinhas e bem-casados.
• Marque seu dia da noiva e agende os testes de cabelo e maquiagem.
• Documentos para o casamento civil e para o religioso devem estar em mãos.
• Decida como chegará à cerimônia e contrate o carro ou acerte com um parente ou amigo mais próximo.
• Escolha os acessórios que irá usar no dia, como coroas, braceletes, tiaras e afins.
O que fazer 2 meses antes
Getty Images
• O noivo também vai fazer Dia do Noivo? Vá atrás e defina o local ou o profissional.
• Mande pelo correio os convites de pessoas de outra cidade ou outro país.
• Já sabe onde quer passar a noite de núpcias? Se a opção for por um hotel, faça a reserva agora.
• Compre as bebidas alcoólicas que não estiverem inclusas no serviço de buffet.
• Se não for comprar alianças novas, leve as que você já usa para polir.
• Defina quais serão as músicas da cerimônia e faça uma lista do que gostaria que tocasse na festa.
• Compre todos os acessórios da noiva: sapatos, lingerie, meia calça e a lingerie da noite de núpcias.
• Faça o chá bar ou chá de cozinha.
• Faça a última prova do vestido e testes de cabelo e de maquiagem.
• Se vai se casar em uma cerimônia católica, faça o curso de noivos exigido pela Igreja.
• Reta final do enxoval para a casa nova: cheque e providencie o que você ainda não tem.
O que fazer 30 dias antes
Getty Images
• Repasse os detalhes com o buffet, os fotógrafos e decoradores.
• Faça o RSVP.
• Marque um ensaio da cerimônia com pais, padrinhos, damas e pajens.
• Todos os convites devem estar entregues!
• Mantenha um controle de todos os presentes que já ganhou para poder enviar um cartão de agradecimento.
• Faça uma limpeza de pele e agende depilação e sobrancelha para cerca de uma semana antes do casamento.
O que fazer 15 dias antes
Getty Images
• Use o sapato escolhido para amaciá-lo.
• Confirme as reservas de hotel e voos para a lua de mel.
• Se vocês vão morar em uma nova casa, comece a fazer a mudança.
• Confirme todos os serviços contratados, desde o carro que vai levá-la à cerimônia até a entrega dos doces e bolo.
• O noivo deve fazer a última prova da roupa e cortar o cabelo.
O que fazer 7 dias antes
Getty Images
• Faça compras para a nova casa. Evite produtos perecíveis e leve em conta o número de dias que vocês estarão em lua de mel.
• Faça a última prova do vestido.
• Mande buscar e entregar as roupas de damas e pajens.
• Faça a mala para a lua de mel. Deixe separados todos os documentos de que possa precisar para a viagem.
• Arrume uma mala pequena para a noite de núpcias e cheque os últimos lembretes essenciais para a noiva.
O que fazer 2 dias antes
Getty Images
• Faça depilação e sobrancelha.
• Pegue seu vestido e a roupa do noivo.
O que fazer 1 dia antes
Getty Images
• Relaxe e evite fazer qualquer coisa relacionada ao casamento. É o momento de descansar corpo e mente para a maratona do grande dia.
• Evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas.
No grande dia!
Getty Images
• Durma o quanto puder.
• Não pule refeições, porém opte por alimentos leves.
• Deixe as preocupações de lado e curta seu casamento, do dia da noiva à saída do buffet. O grande dia chegou!
Subscrever:
Mensagens (Atom)