Ser Mulher e Ser Mãe com saúde, segurança e conforto

A saúde da mulher refere-se aos cuidados relacionados com o diagnóstico e o tratamento de doenças e condições que afetam o bem-estar físico e emocional da mulher, incluindo aspetos tão diversos quanto a saúde materno-fetal, a saúde da adolescente ou a saúde da mulher não grávida.

As mulheres têm problemas de saúde que são só seus. Mesmo alguns problemas que afetam ambos os sexos podem manifestar-se de forma diferente nas mulheres:
HPA- As mulheres são mais propensas a morrer após um ataque cardíaco;
- As mulheres sofrem mais de depressão e ansiedade;
- Os efeitos das doenças sexualmente transmissíveis podem ser mais graves; A osteoartrite afeta mais as mulheres;
- As mulheres são mais propensas a ter problemas do trato urinário.
A pensar nestas especificidades, às quais se aliam outros momentos exclusivos da saúde da mulher, como a gravidez e a menopausa, o Grupo HPA Saúde coloca à sua disposição um departamento que lhe é totalmente dedicado, com profissionalismo e tecnologia inovadora, mas igualmente seguro e carinhoso.
Com uma abordagem integral centrada na mulher, conta com um grupo extenso de profissionais que respondem a todas as suas necessidades ao longo das diferentes etapas da vida e que distribuem os seus cuidados pelas valências de Ginecologia e Obstetrícia, onde está incluída a Maternidade, com funcionamento diário de 24 Horas, apoiada por uma unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.

GINECOLOGIA
A Ginecologia ocupa-se da saúde da mulher não grávida, prestando cuidados primários especializados de prevenção, mas igualmente de intervenção médica e cirúrgica, que incluem um leque alargado de condições ginecológicas.
No âmbito da prevenção, por exemplo, as consultas de rastreio precoce e a monitorização regular das doenças do colo uterino e da mama – consultas de Senologia - devem fazer parte da rotina da saúde de qualquer mulher e, de preferência, a partir da sua adolescência.
Nesse sentido, para dar suporte à prevenção, o Grupo HPA Saúde disponibiliza todos os meios de diagnóstico realizados com o apoio de tecnologia avançada, que permite, de forma rigorosa e precoce, estabelecer o diagnóstico e consequentemente a intervenção, como são as laparoscopias e as histeroscopia diagnósticas e cirúrgicas.
A pensar nas dificuldades e preocupação que representam atualmente os problemas relacionados com a infertilidade, o Grupo HPA tem também uma consulta para este tipo de situações.

OBSTETRÍCIA
Por seu lado, a Obstetrícia ocupa-se da saúde materno-fetal, que inclui o tempo que vai da conceção até ao parto. A vigilância deste período, que se deseja tranquilo e vivido em plenitude, comporta todos os rastreios necessários à saúde do feto, mas também à saúde da futura mãe. A vigilância fetal incluiu as consultas de diagnóstico pré-natal, onde são rastreadas malformações diversas, como as cromossomopatias ou os defeitos abertos do tubo neural, mas também as consultas de hidramnios (líquido amniótico aumentado) e oligoamnios (líquido amniótico reduzido).
Para as futuras mães estão igualmente previstas consultas específicas justificadas pelas alterações que podem surgir nesta altura: as consultas da diabetes, da hipertensão ou da epilepsia gestacional.
O empenho e a dedicação que o Grupo HPA Saúde coloca na saúde materno-infantil estão igualmente bem patentes nas atividades educacionais. Além da consulta gratuita de Enfermagem em Saúde Materna e da Linha Mamãs 24Horas, são dinamizados de forma permanente formações/palestras, workshops, cursos para pais e bebés: Preparação para o Nascimento e Parentalidade; Massagem Infantil; Grávidas Fit, Aerolocal, Barrigas na Água (Hidroterapia para Grávidas), Pilates ou Yoga.
Chegado o momento mais importante e feliz na vida de qualquer casal, tem à sua espera uma Maternidade que funciona 24 horas, todos os dias do ano, com excelentes condições humanas e físicas, que a farão sentir segura e calma, podendo ainda escolher durante todo o internamento o acompanhamento de alguém que deseje ter a seu lado.
Respeitando uma prestação cuidada centrada no bem-estar da mulher e do bebé, quando se inicia o trabalho de parto, fica disponível a prestação de um grupo alargado de profissionais, que incluiu anestesistas, neonatologistas e pediatras, e também mecanismos e ações de segurança, como o sistema de videovigilância, a pulseira eletrónica, o Projeto Alta Segura para o transporte de bebés ou a criopreservação das células estaminais.

5 DSC 0235-2NEONATOLOGIA E PEDIATRIA
Uma das mais importantes facilidades no momento do nascimento é a oferta da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, a única privada a sul do País, que permite aos bebés prematuros (gestação inferior a 37 semanas e/ou menos de 1500gr) e a todos aqueles que nascem com dificuldades ou alterações, o apoio e os cuidados necessários a um crescimento que se deseja saudável e feliz.
Sabendo que depois da maternidade os pais ficam centrados em oferecer os melhores cuidados aos filhos, o Grupo HPA Saúde tem sabido corresponder a esse desejo.
Além da Neonatologia, a especialidade de Pediatria dispõe ainda de Urgência Pediátrica 24 Horas por dia durante todo o ano, Internamento, e acompanhamento ambulatório através da Consulta Externa, sendo que esta engloba uma oferta abrangente de subespecialidades pediátricas: Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia Pediátrica, entre outras.
A Urgência tem o apoio imediato em caso de necessidade de exames de diagnóstico (Rx, TACs, análises), bem como do bloco operatório, enquanto o Internamento oferece quartos individuais equipados com toda a tecnologia de monitorização vital, mas também com hotelaria de qualidade superior (ar condicionado, acesso à internet, televisão interativa e rádio on-line), onde é permitido o acompanhamento e a permanência dos pais. Durante e após o internamento há também a possibilidade das crianças serem acompanhas por especialistas na área da Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pediátrica e do Neurodesenvolvimento.
Mesmo após o crescimento dos filhos, o Grupo HPA Saúde continua a valorizar o bem-estar e a saúde da mulher, disponibilizando uma oferta variada de check-ups e, mais uma vez, um conjunto de facilidades que a farão sentir sempre segura e muito feminina, mesmo quando o tic-tac biológico bater noutros compassos.

Sem comentários:

Enviar um comentário